segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Feijão Temperado










Tenho o privilégio de ter uma família grande, pelo menos eu acho que é grande, me baseando na família de outras pessoas que conheço... rs.
Alguns desses familiares mora no interior aqui de São Paulo, numa pequena cidade (4 mil habitantes) chamada Itobi, onde eu tenho uma casinha.
Nessa cidade está a minha história, tanto dos meus antepassados como também da minha infância, ir pra lá só me faz bem, e espero que minhas filhas, quando crescerem sintam a mesma coisa.
Temos datas especiais que sempre passamos lá: Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Festa Junina. Cada uma dessas datas é comemorada com uma grande festa, nossa reunião de família e amigos que sempre é cheia e concorrida.
Como não é pra menos, cada data também tem um cardápio especial, o prato principal... (Porco a Paraguaia, Traseiro de Garrote, Costela de Boi no Bafo), mas isso vai ficar pra outro post.
Hoje resolvi falar de um prato que estou morrendo de vontade, e que minha prima Judite é especialista: Feijão Temperado.
Esse prato faz tanto sucesso que está em todas as festas, quem demora muito a chegar corre o risco de ficar sem... e olha que ela faz um caldeirão enorme... rs.
Vamos a receita, vou colocar as medidas que uso aqui em casa, essas medidas servem 4 adultos.

1 copo de requeijão de feijão carioquinha
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados
1 gomo de lingüiça calabresa defumada
200 gramas de bacon em cubos
2 colheres de manteiga ou margarina
Sal a gosto
Cheiro Verde a gosto


Escolher e lavar o feijão. Deixá-lo de molho por no mínimo 6 horas (eu costumo deixar de um dia pro outro, pra ficar bem molinho).
Depois de deixá-lo de molho pelo tempo suficiente, levar na panela de pressão com a água do molho, pois você já lavou anteriormente, e isso ajuda a engrossar o caldo.
Cozinhar por cerca de 20 minutos. Esperar sair a pressão e abrir a panela. Depois de aberta a panela voltar novamente ao fogo baixo. Enquanto ele continua a fervura para engrossar o caldo, em outra panela ou frigideira frite o bacon em cubinhos, mas não muito, só dar um susto mesmo.
Nessa mesma frigideira e aproveitando a gordura que sobrou do bacon, juntar a manteiga e fritar a cebola e o alho.
A lingüiça calabresa defumada deve ser cortada em rodelas finas e depois ao meio novamente. Elas não precisam ser fritas, pois a defumação já é um método de cozer a lingüiça.
Agora é hora de amassar... rs... Com uma concha, dê uma amassadinha no feijão, para que possa ficar com o caldo clarinho e consistente. Feito isso você poderá juntar a lingüiça, o bacon, e a cebola e alho fritinhos junto com a manteiga e a gordurinha do bacon.
Mexer bem, adicionar sal a gosto e cheiro verde.
Está pronto...
Eu sei, eu sei... muita gente vai ler essa receita e surtar, porque de light não tem nada. Mas, uma coisa eu garanto, você nunca experimentou um feijão tão saboroso.
Pra acompanhar eu costumo fazer um farofinha... logo logo posto ela também.
Beijos pra vocês e Saudades de Itobi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Odiou? Tem uma crítica ou sugestão? Escreve vai... vou adorar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails