quarta-feira, 24 de março de 2010

Dores de cabeça? Pode ser DTM

A dor orofacial prejudica a qualidade de vida e o bem estar.
Um dos problemas que atormentam a vida de brasileiros são as terríveis dores de cabeça. O Brasil ocupa o quinto lugar na lista de incidências de cefaléia, sendo que pelos menos 63 milhões de pessoas sofrem desse mal. A maioria delas não procuram um especialista, pois sentem dores esporádicas, mas um grupo menor, que apresenta dores de cabeça contínuas, não encontra um fator desencadeante, apesar das idas ao médico.
O que todo mundo sabe é que essas dores são influenciadas por noites mal dormidas, alimentação, stress, depressão entre outros fatores. Porém, eliminados esses sinais, a dor pode persistir e, muitas vezes, os sintomas não são diagnosticados com facilidade, fazendo com que o paciente seja submetido à tratamentos inadequados.
A Disfunção Temporomandibular (DTM) pode ser confundida com enxaquecas pelos médicos, porém suas causas podem estar em um funcionamento anormal da articulação do maxilar, ligamentos, músculos da mastigação, apertar ou ranger os dentes (bruxismo), roer unhas, morder objetos e lábios, e até mesmo, questões emocionais. “Muitos dos pacientes chegam com dores agudas e já passaram por vários especialistas como clínicos, otorrinolaringologistas, oftalmologistas e neurologistas, mas não descobrem a causa da dor. São poucos os profissionais que encaminham para um dentista”, explica a cirurgiã dentista Andrea Maselli.
Além de dores de cabeça, a DTM pode provocar outros sinais e sintomas, como torcicolos, dores nas costas e na região da face e ouvido, zumbidos no ouvido - que podem ser causados por um problema oclusal (mordida), além de estalo e limitação ao abrir a boca, por exemplo. Esse último sintoma, está ligado diretamente na articulação temporomandibular (ATM) e reflete no cansaço e na dificuldade de mastigação.
Diante dos fatores, o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar com cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, acupunturistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “É importante que o paciente identifique alguns desses sintomas, se tem dores de cabeça frequentes e se não consegue abrir a boca com facilidade. Esses podem prejudicar o seu bem estar e a sua qualidade de vida. O paciente deve procurar clínicas dentárias especializadas nesse tipo de dor para fazer um tratamento adequado”, finaliza Maselli.

Serviço: http://www.amodontologia.com/ - Dra. Andrea Masseli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Odiou? Tem uma crítica ou sugestão? Escreve vai... vou adorar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails